RAÇA E GENÉTICA QUE GERAM RESULTADOS
MELHORAMENTO GENÉTICO

IMPORTÂNCIA

A Estância Luz de São João entende que a produção de bovinos deve ser vista como um sistema, onde na seleção deve ter a mesma importância que os manejos nutricional, sanitário e reprodutivo.
Com os rumos do comércio ao nível nacional e internacional, e o aumento da competitividade na busca de novos mercados, a produção de alimentos, tende a buscar saídas para um crescimento em quantidade e qualidade.
As ferramentas disponíveis para se promover o melhoramento genético de qualquer espécie são: seleção e cruzamento. Seleção entende-se como sendo a decisão de permitir que os melhores indivíduos de uma geração sejam pais da geração subseqüente. Cruzamento é sem dúvida uma forma de se conseguir melhoria genética e incrementos de produção e de produtividade.

PAMPAPLUS

Este programa foi implementado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa CPPSul (Bagé) baseado no já conhecido programa GenePlus. Programa com a mesma funcionalidade implantado na Embrapa Pecuária de Corte no Mato Grosso do Sul. Com este programa a Estância Luz de São João tem uma ferramenta que possibilita o gerenciamento de informações provenientes do campo, permitindo realizar diversos tipos de simulações, formando nossos próprios índices de seleção, podendo direcionar acasalamentos e gerar relatórios que facilitam a condução dos trabalhos a campo. Além disso, o programa fornece a base de dados das análises genéticas que possibilita comparar nossos animais entre si e com os demais touros da raça, sob os mais variados índices desejados.

O PampaPlus considera muito importante para o processo de acasalamento as avaliações não só dos touros mas também das matrizes, por isso revisa e analisa todas as informações enviadas pela nossa Estância.
Para avaliação da sua “Base Genética”, o sistema considera todo o rebanho avaliado no programa, e não a media do rebanho como alguns sistemas.

Todo esse aporte tecnológico nos transmite confiança em nosso manejo genético e nos permite apoiar a nossa tomada de decisões no mais curto espaço de tempo.

PAC

Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) busca, com a realização das Provas de Avaliação a Campo (PAC), disseminar entre os produtores de bovinos de corte do país, a utilização da genética proveniente de touros jovens avaliados e comprovadamente melhoradores, assim contribuindo para o aumento da produtividade da pecuária no Brasil, bem como, da qualidade da carne produzida através da utilização da genética de animais das raças Hereford e Braford.

As provas de avaliação são executadas em parceria com entidades de pesquisa e universidades, que dão credibilidade aos critérios avaliados e metodologia aplicada, e visam avaliar a capacidade individual de ganho de peso, bem como o conjunto de características que agem diretamente sobre a eficiência individual dos reprodutores da raça Hereford e da raça Braford.

A Estância Luz de São João ciente da importância desta avaliação, vem participando destas provas, que anualmente são realizadas nas instalações da Embrapa Pecuária Sul (Bagé), no período de julho a abril do ano seguinte. Os tourinhos jovens passam por uma triagem e seleção técnica antes de serem inscritos. Os animais são inscritos com nove a doze meses e finalizam a prova com quinze a dezoito meses. Durante a avaliação os tourinhos são submetidos a regime alimentar exclusivamente a campo (campo nativo melhorado, pastagem de inverno e verão). Neste período os animais passaram por pesagens a cada 28 dias e as avaliações objetivas e fenotípicas específicas da prova de avaliação.

Para 15ª PAC (2008 a 2009) a Luz de São João enviou o terneiro da raça HEREFORD, Tatuagem 7220, nascido em (30/ago/2007), filho do touro “KE Milker” em vaca “Luz de São João 401”. Como resultado final da Prova, o touro “Luz de São João 7220” (Touro Apache), classificou-se em 6° lugar, num grupo de 26 touros. Obtendo o Ganho Médio Diário (GMD) de 1,018 quilos (a pasto), no período de dez meses.

Para 19ª PAC (2013 a 2014) a Luz de São João enviou o terneiro da raça BRAFORD, Tatuagem 2334, nascido em (22/ago/2012), filho do touro “Big Brother” em vaca “São Miguel 14-7464”. Como resultado final da Prova, o touro “Luz de São João 38-2334” (Touro Piloto), classificou-se em 3° lugar, num grupo de 14 touros. Obtendo o Ganho Médio Diário (GMD) de 1,020 quilos (a pasto), no período de dez meses.

Para 20ª PAC (2014 a 2015) a Luz de São João enviou o terneiro da raça BRAFORD, Tatuagem 3528, nascido em (14/set/2013), filho do touro “Vaqueano” em vaca “Luz de São João 38-0447”. Como resultado final da Prova, o touro “Luz de São João 38-3528” (Touro Ferrari), classificou-se em 1° lugar (Campeão), num grupo de 20 touros. Obtendo o Ganho Médio Diário (GMD) de 1,142 quilos (a pasto), no período de dez meses. Sua avaliação ao desmame, pelo PampaPlus, foi surpreendente ao obter (IQG 1,542 – Top 6%), que equivale a dizer que ele ficou entre os 6% melhores de todos os terneiros machos registrados na ABHB, e que foram avaliados pelo programa PampaPlus.

Para 21ª PAC (2015 a 2016) a Luz de São João enviou o terneiro da raça BRAFORD, Tatuagem 4718, nascido em (21/ago/2014), filho do touro “Magno” em vaca “Luz de São João 12-4142”. Como resultado final da Prova, o touro “Luz de São João 38-4718” (Touro Ligeiro), classificou-se em 4° lugar, num grupo de 14 touros. Obtendo o Ganho Médio Diário (GMD) de 1,185 quilos (a pasto), no período de dez meses.