RAÇA E GENÉTICA QUE GERAM RESULTADOS
Destaques e participações da Estância
9ª JORNADA TÉCNICA ABHB

Aconteceu nos dias 5 e 6 de julho, a 9ª edição da Jornada Técnica, promovida pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), com objetivo de reunir os seus Inspetores Técnicos para debater experiências, trocar informações e atualizar o Corpo Técnico da Associação nas questões de seleção e Registro Genealógico.

Na visita técnica, que ocorreu na sexta-feira (06/julho), a Estância Luz de São João se sentiu muito honrada por ter sido escolhida para que os participantes pudessem realizar um trabalho de Seleção Técnica com os animais das raças Hereford e Braford da Luz de São João.

A superintendente de Registro Genealógico da ABHB, Dra. Magali Moura, acompanhada pelo inspetor técnico que atende a propriedade, Marco Antônio Borges Bastos, coordenaram as atividades. Foi proposto pelo presidente do Conselho Técnico, o pecuarista Ricardo Furtado, um exercício onde foram revistos e discutidos os padrões raciais das duas raças.

FEICORTE 2012

A 18ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (FEICORTE), ocorrida de 11 a 15 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, na cidade de São Paulo é o maior evento indoor da cadeia pecuária de corte do mundo. Ela se destaca como principal vitrine do setor, referência em qualidade, pesquisa, tecnologia, equipamentos, produtos e serviços.

A Estância Luz de São João, participou do evento levando um terneiro, de galpão, da raça Braford. O animal de tatuagem 11009, de 9 meses, pesando 350 Kg, concorreu com vários animais da mesma categoria e recebeu duas premiações. Uma delas a de 1º prêmio entre os animais da sua idade e a outra a de Reservado de Campeão entre o lote de terneiros expostos na feira. Os animais estiveram sob julgamento do jurado e técnico e credenciado da ABHB, Dr. Walvonvitis Baes Rodrigues.

CANAL OUROFINO 2011

A Estância Luz de São João é CLIENTE OURO da Empresa Ourofino Agronegócio. A empresa é uma das maiores e mais modernas empresas de produtos veterinários.

Em novembro de 2011 foi procurada pela Ourofino, para fazer uma apresentação e depoimento do manejo sanitário e reprodutivo que é feito na Luz de São João. Com isso, foi produzido um vídeo para o Site da empresa, na sessão “Ourofino em Campo”. Este vídeo teve grande repercussão e com muitas inserções diárias.

VISITA DE EMPRESÁRIOS INTERNACIONAIS

No dia 29 de agosto de 2011, tivemos a visita de cinco colombianos, entre eles Dr. Edgar Cifuentes da empresa Genbiotec, Giovany Galindo da Central Boga, Alfonso Uribe da TV El Mundo del Campo, além da neozelandesa Sra. Jan Wills, secretária geral do World Hereford Council (Conselho Mundial da Raça Hereford).

A finalidade era a de conhecer o nosso sistema de produção e avaliar as doadoras de embriões da raça Braford da Estância Luz de São João.
 

AGROEXPO BOGOTÁ 2011

Durante a XVIII AgroExpo de Bogotá, ocorrida em julho de 2011, tivemos uma excelente experiência comercial. Os organizadores daquele evento proporcionaram, por dois dias, uma rodada de negócios internacional. As reuniões foram agendada com empresários de toda as Américas.

Tive oportunidade de dialogar e oferecer nossos produtos para empresários do México, Panamá, República Dominicana, Costa Rica, Venezuela, Equador, e Colômbia. A experiência foi fantástica. Apesar de alguns destes países o Brasil não ter acordos sanitários para exportação de genética bovina, é possível comercializar através de representantes de outros países que temos reciprocidade sanitária.

Da análise destes contatos percebemos que temos grandes possibilidades de exportar para alguns destes países. Tive grande procura, por parte de alguns destes empresários, mesmo depois da rodada de negócios, onde muitos deles estavam esperançosos de que num futuro próximo possamos vir a ser parceiros comerciais onde se destacou a procura por embriões Braford.

FEICORTE 2011

Estivemos presentes na 17ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (FEICORTE) onde no estande da nossa Associação Brasileira de Hereford e Braford, fomos visitados por diversos produtores e empresários. Tivemos o imenso prazer em poder atender o produtor e empresário, Sr. ROMÃO FLOR, natural de Minas Gerais, com grandes propriedades em Goiás e Mato Grosso, se dedicando a criação de gado Nelore. Na oportunidade foi possível conversarmos sobre a importância do cruzamento entre Nelore e Hereford.
 

NESPRO

O Núcleo de Pesquisa em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPRO) constitui-se de professores, alunos de pós-graduação e graduação, todos vinculados a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e que atuam no setor de Pecuária de Corte.

Em outubro de 2008, ao organizarem e promoverem a 3ª JORNADA TÉCNICA, em Porto Alegre, a Estância Luz de São João foi convidada a apresentar um “Case” com depoimentos da evolução da atividade de pecuária nesta propriedade, fazendo parte do Painel Temático: “A pecuária que dá certo”.

Pelo nível de pesquisa desenvolvido pelo NESPRO e pelos profissionais que nele atuam, a “Estância Luz de São João” se sentiu honrada com o convite e teve a oportunidade de poder apresentar e discutir aspectos relacionados ao gerenciamento, planejamento e analise econômica do seu sistema de produção das raças Hereford e Braford. Alem de apresentar algumas tecnologias empregadas em seu sistema, que possibilitou aumentar a produtividade e rentabilidade da sua atividade de pecuária de corte.

SENAR/EXPOINTER

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), é uma instituição nos moldes do SENAI e SENAC, de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, e vinculada à Confederação Nacional da Agricultura (CNA), com sede em Brasília.

Em agosto de 2005, o SENAR selecionou em todo o Rio Grande do Sul, “Casos de Sucesso” em diversos setores do agro-negócios. A seleção ocorreu entre os produtores (alunos) que realizaram cursos no SENAR e que, com isso, conseguiram melhorar e alavancar o seu negócio, como reflexo do seu aprendizado.

Entre cerca de 50 casos, no Rio Grande do Sul, na área de bovinocultura de corte, a Estância Luz de São João foi escolhida por ter apresentado excelentes índices de produção. Foi montado um estande, no recinto da EXPOINTER (27 ago a 02 set) daquele ano, onde através de uma agenda técnica impressa, foi apresentado o impacto ocorrido na Estância, através de quatro perspectivas: 1ª) Perspectiva Financeira, 2ª) Perspectiva dos Clientes, 3ª) Perspectiva da Gestão Interna, e 4ª) Perspectiva da Mão-de-Obra.

O nosso estande foi muito procurado, tanto por visitantes interessados, como por vários repórteres que elaboraram diversas entrevistas e matérias veiculadas por radio, jornais e televisão. Isso comprovou a seriedade e a dedicação do trabalho que aqui é realizado em nossa Estância.

O nosso estande foi muito procurado, tanto por visitantes interessados, como por vários repórteres que elaboraram diversas entrevistas e matérias veiculadas por radio, jornais e televisão. Isso comprovou a seriedade e a dedicação do trabalho que aqui é realizado em nossa Estância.

FEIRA DE LAVRAS DO SUL

A feiras de terneiros de Lavras do Sul, que anualmente ocorrem em maio e novembro, por mais de 15 anos, são eventos oficiais da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Associação dos Núcleos de Produtores de Terneiros de Corte (ANPTC).

Entre os anos de 2003 e 2007, a Estância Luz de São João lá enviou lotes de terneiros Hereford e Braford para comercialização.

Pela qualidade, padronização racial e homogeneidade dos lotes, nossos produtos sempre tiveram uma excelente procura, e os preços de comercialização foram acima da média para cada período. A fidelidade de nossos clientes sempre atestou a qualidade dos animais, sendo eles os nossos divulgadores de propaganda e marketing dos nossos produtos.

Na Feira de novembro de 2004, num total de 2.100 terneiros expostos, tivemos um lote que recebeu dois prêmios: “Melhor Lote de Terneiros de Primavera” e “Melhor Lote de Terneiros de Toda Feira”.