RAÇA E GENÉTICA QUE GERAM RESULTADOS
A ESTÂNCIA

A estância Luz de São João é uma empresa rural focada em pecuária de corte, desenvolvendo as atividades de cria e recria, das raças Hereford e Braford. Através de uma seleção genética cuidadosa, busca-se anualmente a produção de animais de qualidade, sendo comercializados touros, terneiros para terminação, fêmeas para reprodução e embriões. Ela está Localizada no distrito do Batovi, cerca de 30 Km da cidade de São Gabriel-RS.

MISSÃO DA ESTÂNCIA LUZ DE SÃO JOÃO

 Desenvolver uma genética para produzir animais de qualidade, das raças Hereford e Braford, onde as fêmeas sejam férteis e precoces sexualmente, e que os machos tenham massa muscular e precocidade de terminação para permitir o abate a partir dos 24 meses de idade com elevado rendimento de carcaça e excelente cobertura de gordura.

OBJETIVOS PERMANENTES:


      1)    Melhoria dos índices reprodutivos: taxa de prenhez, e taxa de natalidade.
      2)    Melhoria dos índices de produtividade: aumento do número de terneiros desmamados, elevado peso ao desmame, e diminuição da taxa de mortalidade.
      3)    Melhoria do padrão genético: qualidade dos terneiros (carcaças musculosas, e diminuição da idade do abate), e idade das novilhas ao primeiro parto (precocidade sexual).
      4)    Pressão na seleção genética para produção de touros melhoradores, das raças Hereford e Braford.

HISTÓRICO

Os campos onde hoje localiza a Estância Luz de São João foram desmembrados da antiga Estância do Inhatium, cuja origem remonta o ano de 1813 quando foi ocupada como estabelecimento de pecuária ao ser confirmada como Sesmaria do Inhatium.

Após passar pelas mãos de cinco proprietários, a Estância do Inhatium passou a pertencer a família Bento Pereira a partir do ano de 1879. Com o falecimento do casal João Bento Pereira em 1900 e sua esposa Rita Cassia de Oliveira Pereira em 1903, os campos foram divididos entre os filhos Adel e Alfredo Bento Pereira.

Com a introdução do gado Hereford no Brasil, em 1906, e a difusão desta raça pelo Rio Grande do Sul, Adel Bento Pereira como novo proprietário da Estância do Inhatium, inicia a criação da raça Hereford em sua propriedade. Para facilitar o manejo da sua criação estabelece, distante da sede, um Posto de nome São João, tendo concluído as construções de suas instalações em fins de 1943.

A partir de 1965, com o falecimento de Adel Bento Pereira, sua filha Cenyra Bento Pereira Rocha e seu esposo Gilberto Maia de Carvalho Rocha estabelecem a Estância São João, desmembrada da antiga Estância do Inhatium e dão continuidade na criação de gado Hereford.

Já no final daquele primeiro ano é registrado na então “Associação do Registro Genealógico Sul-Riograndense (Herd-Book Collares), o seu primeiro animal. Era uma fêmea Tat. 01, HBB 90.300, de nome “Alegria do São João 01”, nascida em 16/07/1965, filha de “Eastleach 1 Choice Anxiety” em vaca “Americana do Vacacaí 05”.

A partir de 1983, aqui em nosso Estado, dá-se um maior incentivo para a criação da raça Braford que estava surgindo. Com isso, no inicio dos anos 90 é introduzido, na estância São João, o cruzamento do Hereford com o zebuíno, surgindo a raça Braford nesta propriedade.

Finalmente em 4 de julho de 2003 surge a Estância Luz de São João, quando Magda Carvalho Rocha Jaloto Avila recebe de seus pais parte daquela antiga propriedade e dá continuidade, juntamente com seu esposo, Celso Jaloto Ávila Junior, as atividades pecuárias que vinham sendo desenvolvidas.

BRAZILIAN HEREFORD & BRAFORD

A Estância que já era associada da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), a partir de 2009 passou a pertencer também ao grupo de empresas da BRAZILIAN HEREFORD & BRAFORD (BHB), desde a sua criação.

Com isso, a Luz de São João recebeu estímulos para a inserção no mercado internacional, passando a estar apta para a comercialização e participação nas exportações brasileiras, no setor de genética bovina, particularmente na venda de embriões.